O Senhor Viṣṇu glorifica o Ekādaśī
- Vana Madhuryam Brasil
- 16 de set.
- 3 min de leitura

Śrīla Bhaktivedanta Vana Gosvāmī Mahārāja
19 de julho de 2017, Brasil
Certa vez, o Senhor Viṣṇu visitou o palácio de Yamarāja. Ele ofereceu humildemente suas reverências aos pés de lótus do Senhor, e então começaram a conversar. De repente, o Senhor ouviu alguns sons angustiantes vindos da direção do portão que ficava ao sul. Eram seres vivos gritando e chorando. Havia tanta dor em suas vozes! Eles lamentavam: “Ó Senhor! Salve-nos, ajude-nos!” Viṣṇu sabe de tudo. No entanto, Ele perguntou a Yamarāja: “O que está acontecendo aqui?”
Yamarājajī, o Senhor da Morte, respondeu humildemente: “Ó Viṣṇu, Você é Bhagavān e possui conhecimento sobre todas as coisas; contudo, com o propósito de ensinar as pessoas (loka-śikṣa), Você está me perguntando sobre isso. Aquelas jīvas, almas, que não realizaram práticas espirituais, bhajana e sādhana, e que pecaram tanto, após a morte, caem nas mãos dos meus acompanhantes, os Yamadūtas, e eles os entregam aqui.” Neste mundo material, há muitos pecadores e atos pecaminosos, pāpa-karma. Os Purāṇas estabelecem que esses atos pecaminosos são divididos em cinco tipos. Leiam meu livro Bhakti, Bhakta e Bhagavān. Lá está descrito como os Yamadūtas punem aqueles que pecam.
Existem 84 tipos de inferno (naraka), incluindo um específico para alcoólatras e viciados em drogas, no qual os Yamadūtas fazem os pecadores engolirem óleo fervente. Há também um inferno específico para aqueles que praticam sexo ilícito. Lá, as pessoas abraçam a estátua de um homem feita de ferro incandescente. Agora vocês não conseguem imaginar isso, mas, se forem lá, compreenderão. Por isso, tenham cuidado para não cometer pecados.
Alguns também podem pensar: “Se os mortos são cremados, como é possível que eles vão para o inferno?” Mas isso é o que os ateus pensam. O corpo material, que é composto pelos cinco elementos, realmente será queimado após a morte, mas as nossas escrituras confirmam que o corpo sutil, cetana-mayi-śarīra, não morrerá e experimentará a dor extrema. No Śrīmad-Bhāgavatam (no quinto Canto, antes da narração de Ajamila), Śukadeva Gosvāmīpada descreveu os planetas infernais para Mahārāja Parīkṣit.
Os pecadores estavam sofrendo nos 84 locais de naraka e, desesperadamente, pediam ajuda ao Senhor. Quando Śrī Viṣṇu ouviu esse kathā (narrativa) dos lábios de Yamarāja, Seu coração se derreteu e encheu de compaixão. Ele pensou: “Todos os seres vivos são Meus filhos e filhas. Como posso salvá-los?” Se seu filho estiver sofrendo, você vai querer ajudá-lo, não é mesmo? Da mesma forma, o Senhor Viṣṇu, ao ouvir os gritos dos pecadores, sentiu muita compaixão por eles e disse: “Darei-lhes uma misericórdia especial.” Após receber o darśana (visão auspiciosa) de Viṣṇu, todos os grandes pecadores foram libertados do inferno. Então, o Senhor dirigiu-se a eles: “Nunca mais cometam pecados. Voltem para Pṛthivī-loka (a Terra), pratiquem bhajana e sādhana e observem Ekādaśī-tithi. Eu mesmo Me manifestarei nesta forma e prometo que, se vocês observarem o dia de Ekādaśī corretamente, nunca mais nascerão neste mundo material e, após a morte, irão para Meu abrigo, Viṣṇuloka.”
É assim que o Senhor Viṣṇu glorifica o dia de Ekādaśī. Se sua saúde permitir, vocês devem observar nirjala neste dia, ou seja, não comer e nem beber água. Apenas cantem os santos nomes e, se possível, fiquem acordados à noite. Mas se sua saúde estiver ruim, não há problema. Vocês podem comer frutas, leite e iogurte. Apenas não consumam leguminosas e grãos, pois durante o Ekādaśī, todos os pecados estão incluídos neles. Ouçam hari-kathā, as narrativas das glórias do Senhor, e cantem os santos nomes.
Nitāi-Gaura Premānande!
Hari Hari Bol!
Tradução: Kālindī devī dāsī (SP)
Verificação de integridade: Līlā-govinda dāsa (MG)
Edição e revisão: Taruṇī-gopī dāsī (SP)
Imagem: Nāvina-kṛṣṇa dāsa (Holanda)


